top of page
  • Foto do escritorPatrícia Almeida Oliveira

Motivos para ir a uma Consulta de Nutrição

É comum a preceção de que o nutricionista que trabalha em âmbito de consulta lida diariamente com a perda de peso, mas existem inúmeros motivos para ir a uma Consulta de Nutrição.

Fique a conhecer alguns:

 

Emagrecimento

O emagrecimento consiste não somente na perda de peso, mas sim na perda de peso com foco na qualidade, ou seja, perda de massa gorda. Numa consulta de nutrição em que o foco é o emagrecimento consegue-se melhorar a qualidade da alimentação, prevenindo doenças e adoptando hábitos alimentares e de estilo de vida equilibrados.


Ganho de peso

Existe quem esteja à procura de o ganhar! Seja para efeitos de saúde, estéticos ou desportivos, tal como para emagrecer, este processo deve ser feito de forma saudável e equilibrada. O acompanhamento nutricional pode ser decisivo no ganho de peso de qualidade e adequado às necessidades de cada um.


Dieta vegetariana/vegan

O princípio desta alimentação passa por não consumir produtos de origem animal, em diferentes níveis (ovos, lacticínios, ovos, carne, peixe, mel ...). A Consulta de Nutrição destina-se a todos os que pretendam iniciar/manter uma alimentação de base vegetal saudável e adequada às suas necessidades.


Intolerâncias alimentares

As intolerâncias alimentares estão cada vez mais presentes e o tem um grande impacto na vida diária, provocando desconforto, sintomas como flatulência, "inchaço" ou alterações no trânsito intestinal, stress e ansiedade. A consulta de nutrição permite o acompanhamento de intolerâncias a alimentos com planos personalizados abrangentes de forma a  atender às necessidades de cada um e a perceber quais são os alimentos causadores de desconforto.


Doenças crónicas

Sabemos que a alimentação é chave na prevenção e tratamento de doenças como a Hipertensão, Diabetes, Hipercolesterolémia ou Gota. Em muitas destas doenças, a mudança de estilos de vida é considerada como tratamento de primeira linha.

A nutrição também apresenta um papel fundamental na doença renal, pulmonar, neurológica, hepática, e no cancro, entre outras.


Doenças autoimunes

As doenças autoimunes ocorrem por um funcionamento inadequado do sistema imunitário, levando a uma resposta do organismo contra si próprio. Algumas doenças são a Diabetes Tipo 1, Artrite Reumatóide, Esclerose Múltipla ou Psoríase.

A Consulta de Nutrição tem como objetivo auxiliar na redução de sintomas e no controlo da reação autoimune.


Doenças do Comportamento Alimentar

As doenças do comportamento alimentar são doenças que conduzem a comportamentos alimentares alterados que se podem traduzir no consumo em quantidades reduzidas para as necessidades nutricionais (restrição) ou em episódios de ingestão de alimentos de forma compulsiva (binge), por vezes acompanhados de comportamentos de compensação como exercício físico intenso ou o uso de substâncias. O acompanhamento do nutricionista é uma peça do puzzle, tal como o médico, o psiquiatra e o psicólogo.

 
Através de um plano alimentar personalizado aos seus horários, preferências e objetivos, e da definição de estratégias alimentares adequadas a si, é possível alcançar os seus objetivos de forma saudável e sustentável.

Alguma questão não hesite em contactar.

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page